Fale Conosco

Fone / Fax:0xx11-3864-0211, 3864-2737

sac@etec.com.br


DESUMIDIFICADOR DE AR - VIDE MODELOS
ORIGEM: BRASIL - REF. 319

Você que esta pesquisando e planejando comprar preste atenção no consumo de energia e no nível de ruído, essa é uma das principais diferenças de nossos equipamentos

2 anos de garantia


O que é umidade

A taxa de umidade relativa (%UR) representa a quantidade de vapor d'água no ar. (Ela é medida
com o auxílio de um higrômetro).

Abaixo de 45% UR - O ar está muito seco é necessário instalar um umidificador.

De 50% a 60% UR O ar está confortável e saudável para a habitação de seus ocupantes.

Acima de 60% UR - O ar está muito úmido causando muitos males a saúde. (usar o desumidificador).

É essencial escolher seu desumidificador em função do volume total de seu ambiente. (Area x Altura).
 

Como funciona um desumidificador

Um desumidificador remove a umidade do ar. A técnica comum usada para remover a umidade é condensá-la em uma superfície fria. Alguém que enche um copo com chá gelado em um dia quente e úmido sabe que a umidade vai se condensar na parte externa do copo. Quando o ar esfria, perde sua habilidade de manter a umidade; no caso do copo gelado, a umidade do ar condensa imediatamente sobre o copo.

Se o copo ficar sobre uma mesa por muito tempo e se o ar estiver muito úmido, pode se formar uma significante poça de água. Você pode ter notado o mesmo fenômeno em algum ar- condicionado. A umidade do ar dentro da sala se condensa nas espirais geladas do ar condicionado. Se for do tipo janela, a água pinga no chão do lado de fora. Um desumidificador é simplesmente um ar condicionado que tem tanto espirais quentes como frias na mesma caixa. Uma ventoinha retira o ar da sala por uma espiral gelada do ar condicionado para condensar a umidade. O ar seco então passa pela espiral quente, de modo a ser aquecido novamente para a temperatura ambiente original. Isto é tudo! Se você tem uma sala com ar condicionado, não precisará de um desumidificador: o ar condicionado estará desumidificando para você.


PRÍNCIPIO DE FUNCIONAMENTO
 

Um moto-ventilador movimenta o ar ambiente, que contém o vapor de água, através do aparelho, fazendo com que esse ar entre em contato com uma área refrigerada (serpentina), no ponto de orvalho, provocando condensação desse vapor, esse vapor passará do estado gasoso para o estado líquido e formando gotas de água, que por gravidade cairão dentro de um recipiente que depois de cheio devera a água do mesmo ser descartada. O ar seco (entre 40%-60% de umidade relativa) é relançado ao ambiente, aproximadamente á temperatura original.

A empresa que a Etec distribui, atua na área de refrigeração há mais de 20 anos produzindo e importando desumidificadores, geladeira portátil, desidrat mini e adega para vinhos. Possui sede própria: 1500 m2 de área construída na região de Interlagos, onde desenvolve suas atividades.

CARACTERÍSTICAS COMUNS A TODOS OS MODELOS:

Escolha o Modelo mais Adequado ao Espaço a Desumidificar
 
Modelo
D1 D2 D3 D4
Vol. ambiente ( capacidade ) m 3 150 220 300 400
Cap. Condensação (24h) Litros 6/8 10/12 13/15 15/18
Temp. Min. Func. c/ defrost
Temp. Min. Func. s/ defrost 17º 17º 17º 17º
Volume Circulação de Ar m3/h 500 500 500 700
Cap. Recipiente Coletor Litros 4,0 4,0 4,0 4,0
Alimentação Volts
110 
ou 
220
110 
ou 
220
110 
ou 
220
110 
ou 
220
Compressor HP 1/6 1/5 1/4 1/3
Consumo Watts 100 320 390 420
Altura Cm 45 49,5 49,5 60
Largura Cm 33,5 33,5 33,5 41
Profundidade Cm 35 38 38 41
Peso Kg 20 27 28 34


Visão Parque Industrial

Para espaços grandes recomendamos utilizar mais de um equipamento. Um equipamento não dimensionado paro o ambiente poderá não alcançar o rendimento desejado.

Exemplos de alguns campos de aplicação:

Museus, arquivos, hospitais, residências, CPDs, pinacotecas, galerias, barcos, automôveis, estúdios fotográficos, silos, bibliotecas. etc.

CONHECENDO O DESUMIDIFICADOR

O que é um Desumidificador? É um equipamento que remove a umidade do ar ambiente e consequentemente dos materiais que nele se encontram, através, de um processo de condensação.

Para que serve o Desumidificador? Para reduzir a umidade relativa do ar, até a faixa nominal de 50% a 60%, eliminando assim o meio de proliferação dos microorganismos causadores do mofo, bolor e mau cheiro que caracterizam os ambientes úmidos (acima de 65% UR).

O que é Umidade Relativa (UR) do ar? É a quantidade de água existente no ar em relação a quantidade que ele é capaz de reter.

Como funciona um Desumidificador? O ar ambiente contém umidade em forma de vapor d'água em quantidade variável de acordo com a temperatura. O vapor d'água entra em contato com a superficie fria de uma serpentina no interior do aparelho; um ventilador conduz o ar úmido através desta superfície fria transformando o vapor em gotas de água que são recolhidas em seguida a um recipiente instalado em sua parte traseira. O Desumidificador pode ser programado facilmente através do umidostato (controlador de umidade) existente no frontal do Desumidificador. Este ciclo se reinicia sempre que esta umidade se altere, visto que é equipado com um umidostato que conforme a programação liga e desliga automaticamente.

Qual o resultado? O Desumidificador controla a umidade ambiental, evitando assim, a corrosão, ferrugem, paredes úmidas. Conserva quadros, peles, roupas, documentos, aparelhos de som e fotográficos, instrumentos de precisão, móveis, e uma infinidade de objetos, protegendo-os contra a umidade causadora de mofo. O resultado final é o do bem estar e conforto de usufruir de um ambiente equilibrado, livre das caracteristicas indesejáveis já citadas (bolor, mofo, etc...).

Onde Usar o Desumidificador? Residências, Bancos, Museus e Bibliotecas, Laboratórios, Hospitais, Hotéis e Motéis, Centrais telefônicas, Centrais de computadores, Depósito de papéis, Depósitos de alimentos, Arquivos diversos, Adegas, Locais de esterilização, Home Theater, etc...

Como definir qual o modelo de Desumidificador? Para escolher o modelo certo, considere o tamanho do ambiente, os objetos e os materiais a serem protegidos e as características de sua construção civil. Para ter idéia de quanto isso representa, calcule a área de seu ambiente multiplicando o comprimento pela largura (em metros) para conhecer a área em (metros quadrados). Para obter o volume em (metros cúbicos), multiplique esta área em metros quadrados pela altura do ambiente. Caso não seja possível medir esta altura, adote o pé direito padrão de 3,0m. Observe também se a região onde pretende usar o Desumidificador, chega a ter temperaturas ainda mais baixas que as indicadas, principalmente no inverno, neste caso, peça-nos para equipar com um dispositivo de degelo automático da serpentina.

Como usar o Desumidificador?
1) Prepare o local, fechando portas e janelas voltadas para o ambiente externo.
2) Exponha da melhor maneira os objetos com umidade, abrindo gavetas, armários, caixas, etc, removendo outros anteparos que possam dificultar a circulação do ar seco ao redor destes.
3) Posicione o desumidificador mais para o fundo da sala e na direção oposta à porta de entrada.
4) Ajuste o umidostato conforme orientações do manual do equipamento, equivalente à faixa 50%-60% U.R. DICA: Pode-se ajustar o umidostato para a posição "Contínuo", quando houver necessidade de serviço de desumidificação máximo, comum nos ambientes úmidos que recebem pela primeira vez tratamento com Desumidificador.
5) Ligue o desumidificador através do botão "Liga-Desliga" do painel e aguarde. Em poucos minutos você já poderá perceber a remoção da umidade recolhida em forma de água na bandeja captadora, posicionada na parte traseira do Desumidificador.
6) Com o desumidificador funcionando, saia da sala e feche a porta. Evite abrir a porta e/ou pessoas do lado de dentro da sala, isto diminui o rendimento do processo de desumidificação dos objetos.
7) Ao final de algumas horas de funcionamento, a bandeja recolhedora de água se encherá. Um dispositivo de segurança desligará automaticamente o Desumidificador evitando que a água transborde da bandeja, enviando simultaneamente um sinal de alerta para o painel indicando a necessidade de esvaziamento do reservatório. Quando isto ocorrer, posicione o botão na posição "Desliga". Retire a bandeja, esvazie-a e reponha no local.Seu Desumidificador estará pronto para retomar o ciclo normal de funcionamento, basta posicionar o botão na posição "Liga". DICA: Aplicações onde não é previsto mobilidade do equipamento, conecte uma mangueira de 3/4" no funil recolhedor para conduzir permanentemente a drenagem para fora do ambiente. Seu Desumidificador assumirá o controle automático de funcionamento controlando o ciclo de liga/desliga através do sensor de umidade (umidostato).
8) Duvidas mais comuns:

  • a:- Desumidificador não liga: Verifique se há tensão na tomada elétrica.
  • b:- Desumidificador não consegue partir: Queda da tensão da rede elétrica e/ou extensão elétrica inapropriada (comprimento x bitola do fio).
  • c:- Desumidificador funciona, mas faz gêlo: Isto ocorrerá quando a temperatura ambiente for inferior a 17ºC. Consulte-nos sobre a instalação de um termostato para controle anti-congelamento.
  • d:- Desumidificador não remove a umidade: Falha no ciclo frigorífico ou ambiente muito seco.
  • e:- Desumidificador funciona, retira água mas a umidade não baixa: Verifique se não há infiltração de ar umido, umidade através das paredes, piso ou teto.

  •  

     

    Obs.-Ambientes climatizados introduzem interferência na leitura do higrômetro. Para neutralizar, regule a temperatura da sala para a faixa de 23ºC a 25ºC, e aguarde estabilização para promover nova leitura.


    Fale Conosco

    Fone / Fax:0xx11-3864-0211, 3864-2737

    sac@etec.com.br


    voltar